Wordpress com Gutemberg

O WordPress para acompanhar o mercado – desde concorrentes como o Wix como o mercado de plugins de construtores de páginas como o MotoPress, WP Bakery ou Elementor – está lançando o Gutemberg, um plugin dos próprios criadores do WordPress, para auxiliar a construção de páginas através de ferramentas visuais/gráficas do tipo “arraste-e-solte”/drag-and-drop.

 

A interface é um apanhado do que existe em blogs como o Tumblr ou Medium (inserção de elementos inline), editores de texto e publicações como o Adobe Indesign (permite inserir letras capitulares, p.ex.)  e os demais construtores de paginas pra WordPress do mercado como WP Bakery, Elementor, Moto Press, etc (inserção de blocos ou elementos modulares na página).

gutemberg-wordpress

Apesar de ainda estar em fase de lançamento, onde o uso é opcional e não obrigatório (até para não repetir erros de outras empresas – da Microsoft com o Windows 8 até do próprio WordPress.com –  ao “forçar uma migração” de software) o Gutemberg parece ser uma boa evolução de interface de usuário, o que mostra que o WordPress não deseja ser um Linux, que cria uma estrutura de software para outros desenvolverem funcionalidades. Até porque o WordPress.com é a plataforma onde a empresa ganha dinheiro, de fato.

Chegou na hora, uma vez que já existem muitos editores visuais de páginas e temas/modelos para WordPress, gratuitos e pagos no mercado.

Se o Gutemberg auxiliar na edição de páginas (e criação de modelos de páginas) já vai ser um grande avanço em relação ao mercado de CMS, onde os melhores editores visuais de WordPress no momento são pagos (do Adobe Dreamweaver até o Divi Builder).

Anúncios

There are no comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: