Dicas para vendas online

Loja e sistema de pagamentos

Existem muitas formas de se vender online: de sites que apenas intermediam pagamentos, até lojas (vitrines) online com sistemas de pagamentos. Mas mesmo assim, certos cuidados devem ser tomados, de acordo com o sistema de venda, políticas do site que intermedia pagamentos, etc.

Uma loja online na verdade é uma vitrine de produtos/serviços com sistema de pagamentos. Você vai pagar tanto pela vitrine quanto pelo serviço de intermediação de pagamentos, que garante  reembolso caso algum problema ocorra durante a venda.
P.ex., uma loja online pode cobrar de 10% a 16 % por cada venda, enquanto num sistema de pagamentos as tarifas podem chegar a 7%.

Prazo de reembolso

  • Todo sistema de pagamentos embute um tempo entre o depósito do comprador e o pagamento ao vendedor, que pode ser de 7 a 30 dias.  Leve isso em conta na hora de fazer seu orçamento pessoal mensal.
  • Quanto menor o prazo de reembolso, maiores as taxas cobradas ao vendedor.

Fretes

O frete pode ser cobrado de acordo com as taxas dos correios ou empresa de entregas. Até onde me foi informado, o Mercado Entregas adota um sistema em que abaixo de valor (R$ 120,00) o frete é dividido entre vendedor e site de vendas. A partir daí o frete não é cobrado do vendedor. Por isso existem algumas soluções para esse problema:

  • pesar se vale usar o sistema de envio do site de pagamentos, que pode ter regras desvantajosas para sua venda de valor pequeno; usar frete próprio e fazer seu cálculo em cada venda.
  • embutir o preço do frete no produto a ser vendido (um valor estimado, R$ 10,00 em compras de baixo valor, sem desconto no frete)
  • priorizar vendas para estados próximos (facilitando cálculo prévio do frete).
  • O que fazer se a venda no site de terceiros não tiver boa taxa de frete: como normalmente frete só é vantajoso com valor alto, e o site pode ter a política de só considerar frete grátis em produtos de uma única categoria, tente fazer o seguinte: cancele a venda desvantajosa, crie um kit/conjunto com os produtos que o cliente adquiriu (tudo em uma única categoria), dê um desconto ou brinde, ofereça ao cliente esse kit e refaça a compra.
  • se for comprador, pesquise: um mesmo produto pode ser oferecido se não com valor, com frete mais barato, no mesmo site de vendas ou fora dele.
  •  deixar bem claro ao cliente que o prazo de entrega é estipulado pelos correios e que em caso de extravio, roubo ou outros imprevistos, a mercadoria está coberta por seguro.

 

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