Palestra SENAC RJ/FATEC: Designer de Interação: Conheça a profissão que o mercado digital precisa

A Faculdade de Tecnologia Senac Rio (R. Santa Luzia, 735 – Centro, Rio de Janeiro) promoveu em 26 de setembro de 2016, às 19h, o evento “Designer de Interação: Conheça a profissão que o mercado digital precisa”. Foram duas palestras gratuitas com os profissionais Guilhermo Reis (gerente da plataforma VOD – Video On Demand – da TV Globo) e Luiz Bordim (Senior Interaction Designer da Huge), que procuram debater o mercado e perfil do futuro profissional da área.

palestra-design-ux-luiz-2

Palestra 1 – Designer de Interação: Conheça a profissão de que o mercado digital precisa

palestra-design-ux-luiz-4

O Design de Interação tem como objetivo garantir a melhor experiência do usuário no desenho de websites e aplicativos em dispositivos móveis.

A palestra primeiro definiu a área de atuação do Design de interação, com exemplos do dia-a-dia – uma família na década de 60 na sala só tinha o rádio ou a TV como entretenimento, hoje há vários dispositos numa mesma sala (Celular, tablet, laptop, TV…). Luiz apresentou os clientes da Huge e discorreu pelo método de trabalho da empresa, que basicamente se apóia nos pilares de pesquisa, marketing, criação e design de interfaces.

Não foi o foco destra palestra, mas Luiz comentou sobre novas (e possíveis) áreas de atuação do design de interfaces, que vão desde o design antecipativo (brinquedos, sites que aprendem com o comportamento do usuário e antecipam os desejos deste), a hotelaria (concièrge), robótica, realidade virtual (de games à ensino, passando por medicina) até criação de avatares animados (para jogos e interação social).

O palestrante: Luiz Bordim, Senior Interaction Designer na Huge; atua no desenvolvimento de experiências digitais de ponta para algumas das principais marcas do mercado global e brasileiro. É graduado em Design, pós-graduado em Marketing e Design Digital, e mestrando em Gestão da Economia Criativa. Seu currículo inclui passagens pela Globo.com, Estante Virtual e sua própria startup, Beerclue. Na Huge, já trabalhou em projetos para clientes como Discovery, Estadão, Nestlé, Do bem, Vale, Whirlpool e Multiplan.

Palestra 2 – Os Desafios do Designer de Interação para a próxima década

palestra-design-ux-guilhermo-1

Foi uma palestra com muito senso de humor, e se Guilhermo for o professor de algum curso, os alunos terão aulas com momentos divertidos e interessantes.

O início da explanação o palestrante mostrou alguns tipos de interface de usuário inovadores e interessantes, como a caneta que escreve transferindo as anotações do papel (e o áudio do local) para o computador.

Outro exemplo interessante foi uma interface nova criada pela Amazon, para vender seus produtos: um totem, que possui um leitor de código de barras e um microfone, permitindo pedir um produto online passando o código de barras no scanner do totem, ou por comando de voz. Isso mostra que certos serviços demandam novas interfaces (em vez de usar interfaces/dispositivos existentes).

Dentre os exemplos de interface mais conhecidos/populares, Guilhermo mostrou que um conteúdo não tem de se encaixar apenas ao formato (largura/altura) do dispositivo e sim se adaptar para aparecer melhor; uma marca (nome de novela) que fica visível na TV, no celular fica ilegível, e deve ser substituído por outra versão da marca, em preto-e-branco, por exemplo. A foto de uma pessoa que fica bem na tela (estreita) do celular, na tela da TV pode ter grandes áreas em volta (pois há espaço para isso na tela grande da TV).

Um assunto que foi bem defendido foi o designer tomar decisões apoiado em vendas/resultados. A nova tela do BBB no site da Globo.com foi modificada e o site ganhou um aumento de 230% nas visitações (e vendas).

Guilhermo desmistificou a idéia do “Mobile first”, “Google First”, “qualquer coisa first” que ao seu ver são formas de vender algum produto ou serviço. Em vez disso ele propôs o ”Matrix First”, ou seja: o que o usuário quer, primeiro, na hora de definir as diretrizes do projeto.
A palestra foi boa por desconstruir outros mitos, como o da criação de demanda/consumo, que pode ser algo perigoso se não for baseada em marketing/pesquisa prévia (o lançamento fracassado da Apple de Smart Watch/relógio inteligente, que teve fila de 4 pessoas foi um bom exemplo disso). Não que isso – criação artificial de consumo – não exista: quando um novo Windows é lançado toda uma cadeia de demanda por novos programas e equipamentos é disparada, fazendo a riqueza de toda a indústria de informática. Mas, nesse caso, o público consumidor já está formado, o que justifica/corrobora esse estado de coisas (ou modo de pensar).

Gullhermo com muito bom humor fez propaganda (praticamente um merchandising) do Globo Play, o portal de conteúdo digital da Globo. Mas foi um bom motivo para falar sobre como a Globo trata seus projetos, conteúdos e parceiros comerciais. Por exemplo, a Globo suporta 5 marcas de TVs, dois sistemas operacionais móveis (IoS e Android) para entregar seus conteúdos. A idéia de que todo conteúdo deve estar em “todas as mídias” caiu por terra, pois manter compatibilidade para cada dispositivo demanda ter uma equipe para cada ambiente/dispositivo (hardware e software) ou uma equipe que se divida no máximo 2 ambientes. Ex.: o conteúdo para Android é suportado para uma determinada versão deste Sistema Operacional (O.S.) em diante; e isso vale para os demais ambientes.

O palestrante: Guilhermo Reis, Gerente da Plataforma VOD (Vídeo On Demand) da TV Globo; especialista em User Experience (UX), E-Commerce e Produtos Online. Atualmente é Gerente da Plataforma VOD da TV Globo.

Valeram as palestras, que venham outras.

Anúncios

There are no comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: