Making of / Processo (2): Media Guide CBF copa 2014

media guide olhonu design

Imagem: Renata Leite, escritório Olho Nu Design; FaceBook, 29/10/2014

Wallace Vianna é designer e mestre em design, no Rio de Janeiro

O escritório OlhoNu Design desenvolveu o Media Gude (Guia de Mídia, com informações sobre uso de marcas e material promocional da CBF)da Copa do Mundo 2014, uma caixa com lâminas e um livreto informativos.

O processo foi interessante pois ilustra como se produz um projeto de design gráfico, desmistificando certos mitos em torno deste tema.

A pesquisa de imagens foi feita no site DepositPhotos.com, escolhido tanto pelo perfil do trabalho como em relação ao custo-benefício. Uma vez definidas as imagens, desenvolveu-se propostas de layouts a partir delas.

depositphotos_11296152-Man-soccer-football-player-flying-kicking

Fonte: DepositPhotos.com

A capa do projeto (caixa em cartão triplex com fecho por cordão decorado) foi desenvolvida em Photoshop, e a faca de corte no Adobe Illustrator

depositphotos_10550754-Green-soccer-field

Fonte: DepositPhotos.com

O miolo (lâminas e livreto) foram diagramados no Adobe Indesign.  O recorte de imagens difíceis (fios de cabelo e assemelhados) foi feito com o plug-in Corel KnockOut, mais indicado tanto pela qualidade do resultado como pela agilidade na produção.

Amistoso Brasil 6x0 Austráliaphotoshop-tecnica-recorte-cabelo-2
Fonte: WallyVianna tutoriais

 Muitas vezes as pessoas imaginam que o trabalho de criação do designer é como o do artista plástico, que parte de uma tela vazia para compor o grafismo desejado. A utilização do banco de imagens como ferramenta no processo criativo além de reduzir custos no quesito produção de ilustração, reduz o cronograma de desenvolvimento do projeto.

E para os que argumentam “qualquer pessoa faz um trabalho de comunicação visual com banco de imagens”, experimente dar um PowerPoint (ferramenta) para a secretária (profissional) de sua empresa produzir uma boa apresentação a partir de imagens colhidas no Google. Por mais que a profissional tenha bom-gosto e algum talento para a coisa, não vai conseguir comunicar com as imagens conceitos como elegância, consistência de cor, (as)simetria ou equilíbrio, relacionando forma com função.

Como disse em outro post, o papel da ilustração (design?) é comunicar (uma história) e não decorar (o texto).

Anúncios

There are no comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: