Hospedagem gratuita: manual de uso

Última atualização: março 2014

Quem se interessa sobre o tema – hospedagem gratuita – tem um texto do mestre André Ataíde no site Catabits, um texto meu no mesmo site e outro texto meu no site Profissionais de Tecnologia. Como meu objetivo é fazer com que outras pessoas não passem pelos mesmos percalços que um dia eu tive de  passar, desta vez estou aqui ajudando e alertando usuários que precisem se utilizar dos sites VilaBOL e FWHA (Free Web Hosting Area) e AwardSpace, atualmente os únicos sites de hospedagem gratuita “clássica” (que não é blog, permitindo hospedar sites sem propagandas) que posso indicar. Com tudo no mundo, esses sites tem suas limitações, que devem ser observadas para que se possa usufruir desses (raros) espaços de maneira confortável.

Vila Bol – Encerrado em 2012.

Eles recomendam no seu lugar o site XPG (que eu não recomendo) que hoje eu recomendo, pois virou um serviço respeitável de blog e hospedagem de sites, até com loja virtual… O único senão é você eventualmente não conseguir usar mais de um serviço (um blog e site, p.ex.) na mesma conta de usuário…

Em outra oportunidade faço um resumo do XPG neste blog.

 

Free Web Hosting Area (FWHA) – limitações:

1) Envio de arquivos

1.1) por FTP
– de preferência devem ser inferiores a 1mb – em caso de problemas no envio, tente usar o painel de controle; lembre-se de que o local onde está usando a internet pode ter algum tipo de restrição a uso do FTP.
– no FTP do Windows ou em conexão discada (ou semelhante), o envio de arquivos tende a ser mais restrito.
Na data em que posto essa observação (31/03/2011), o seu programa de FTP tem de estar com a opção “FTP passivo” desabilitada

1.2) via painel de controle
– arquivos compactados se possível não devem possuir (muitas) sub-pastas
– o tempo limite de envio de arquivos é de 60 segundos. Se não conseguir enviar nesse tempo, envie arquivos menores ou use um programa de FTP (no seu editor de HTML, instalado, online ou portátil). Dê preferência um programa de FTP que suporte reinícios (como o Filezilla, que tem versão portátil) se a conexão for interrompida.

2) Suporte a tecnologias de servidor como PHP, ASP, JAVA, CGI, FLASH SERVER, etc O FWHA não dá suporte a essas tecnologias de servidor na “hospedagem padrão”, mas você pode habilitar serviços adicionais que ele oferece. Se seu site aparece corretamente em outro lugar e aqui não, este pode ser o motivo.

3) Cadê  os recursos anunciados na página do FWHA como o editor de HTML “WYSIWYG” e outros? Aparentemente estão em desenvolvimento…

4) Nome de arquivos e pastas: – Ao nomear arquivos e pastas, tente usar o padrão 8.3 do Windows anterior à versão 95: se sua  pasta/arquivo for nomecomprido, nome-comprido, nomecomprido.jpg, ou nome-comprido.jpg, re/nomeie como nomecomp ou nomecomp.jpg. O FWHA pode ignorar pastas/arquivos com nomes longos ou com caracteres não-alfanuméricos (traços, p.ex) em sub-pastas.

5) Estão parecendo propagandas quando acesso minhas páginas! O FWHA agora está capitalizando acesso ao incluir – sem avisar – propaganda em suas páginas hospedadas ali. Mas você pode configurar o tipo de propaganda que seu site irá exibir em
www.freewebhostingarea.com
> members
> seu servidor (ex. http://ueuo.freewebhostingarea.com)
> Account Manager
> Account data.

Prós: Permite usar mais de um banco de dados na versão gratuita.

Contras: (a) tempo de conexão limitado (1 minuto), tanto para acessar como para enviar as páginas. (b) Após um tempo determinado a hospedagem é bloqueada se não tiver página index “válida”

Awardspace

site www.awardspace.com.

Prós:

  • boa interface e recursos, sem propaganda!
  • Permite uso de ferramentas – CMS, p.ex. – com ou sem instalador automático.
  • Bons recursos pagos e gratuitos para seu site.

Contras:

  • só permite uso de um banco de dados na versão gratuita.
  • Convenções próprias: o usuário de FTP é o “número de usuário” e não o “nome de usuário”;
  • o host de FTP não possui o prefixo “ftp.” –  ex.: nomedeusuario.dominio.com .

Wix

O WIX não é um serviço de hospedagem de sites mas um construtor de sites em HTML e Flash; não oferece os serviços de uma hospedagem ou CMS/Blog, mas permite a criação de sites com aparência profissional em versão gratuita ou paga.
É amigável como os melhores editores de sites como o Web A Capella ou Dreamweaver,
Na versão paga oferece serviços e e-commerce (comércio eletrônico) e propaganda em redes sociais.

Prós:

  • Facilidade de uso
  • Boas ferramentaspara construir sites
  • Rapidez para por um site no ar, gratuito ou pago,  com domínio .com

Contras:

  • Não te dá liberdade de configurar a hospedagem ou o site como na maioria das hospedagens (personalizar o HTML de seu site, p.ex.)
  • Não permite adicionar nem modificar recursos existentes

Existem outros sites de hospedagem gratuita diferentes destes

Enfim, não sei porque os proprietários dos sites não incluem essas informações no Help/Ajuda, já que isso facilitaria o uso das hospedagens. Enfim, fica aqui o manual de uso, espero que seja útil para os que se utilizam dessa modalidade de hospedagem…

Outras opções:

Site webnode

Anúncios

There are no comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: